Dr. Aluízio em coletiva: “Chegamos à bandeira verde”

Prefeitura decreta “Lei Seca” em Rio das Ostras
Covid-19: 81 mortes em Macaé
Macaé se aproxima dos 400 casos confirmados do novo coronavírus

Em entrevista coletiva neste momento, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, anunciou que Macaé é o primeiro município do estado do Rio a chegar à faixa verde de contágio do novo coronavírus – o que significa risco baixo de contaminação. De acordo com ele, a cidade tem indicadores que comprovam uma situação onde a pandemia não está em ascensão – não tem um viés de alta e sim, de queda.A partir de amanhã, a prefeitura vai convocar cada setor comercial para testagem. Na quarta-feira da próxima semana,será divulgado um decreto para cada atividade. E a partir da quinta-feira, começam as testagens em cada grupo.

– São 140 dias e 120 pessoas que morreram. São dias de sofrimento para quem teve que fechar seu negócio. A sociedade tem que ajudar a fiscalizar e denunciar as aglomerações aos veículos de comunicação. Agora é hora de conscientização. Temos que tomar conta da gente. Restabelecer a economia será pior se tiver que fechar tudo de novo. As pessoas estão investindo e se adequando, mas seus negócios podem não sobreviver se tiverem que fecharas portas outra vez, disse o prefeito.

A taxa de ocupação hospitalar de leitos para o Covid-19 é hoje de 25% . “É um novo cenário, mas de vigilância. Não é momento de comemoração, mas de vigília intensa. Isso é uma dádiva. Temos uma taxa de mortalidade baixa. Entramos no verde, o que permite a abertura de outros setores como shoppings, academias restaurantes e igrejas”, disse o prefeito.

Ele afirmou ainda que neste momento não se discute volta às aulas, informando que a prefeitura tem comissão formada por médicos e educadores para que de forma cautelosa se possa discutir e definir o que será feito.

“Todos só podem retornar de acordo com a vigilância sanitária. A prerrogativa são os indicadores com restrições, mas todos retornarão. Daqui pra frente vigilância redobrada. Máscara o tempo todo. Estamos discutindo a obrigatoriedade do uso. Cuidado e cautela para que não precise se dar um passo atrás de retorno a um estágio que não desejamos. Na orla continua proibido estacionar, mas atividades físicas estão liberadas, até porque nunca estiveram proibidas”, afirmou Dr. Aluízio.

Em relação ao funcionalismo publico, o prefeito lembrou que é uma massa significativa de pessoas, que em algumas secretarias, como a Educação, por exemplo, boa parte mora em outros municípios. ” Estamos discutindo o retorno gradativo da Secretaria de Obras. Não sendo essencial, o setor ainda não volta”.

– Chegamos ao verde, mas permanecer será difícil. Cada comerciante é responsável por todos. Não podemos perder o controle. Teremos um protocolo de fiscalização e tenho certeza que todos irão cumprir. Não temos como fiscalizar todos, e esperamos que as pessoas cumpram com suas responsabilidades. Álcool, termômetro, distanciamento e máscaras serão fundamentais. Temos uma expectativa que todos respeitem. Vamos cuidar de nós e dos outros para não retroceder. Todos devem se ajudar, finalizou Dr. Aluízio.

Deixe seu comentário