“Volta às aulas só a partir de agosto”, afirma prefeito

Estácio de Sá oferece desconto de 60% para servidores
Sancionada lei que dispensa escolas e universidades de cumprir calendário letivo
Prefeitura divulga calendário do Bolsa Alimentação

A volta dos alunos das redes pública e particular de ensino de Macaé às salas de aula só deverá acontecer a partir de agosto. Em entrevista coletiva hoje, o prefeito Dr. Aluízio afirmou que com certeza a volta às aulas será a última etapa do processo de flexibilização da pandemia do novo coronavírus.

– As escolas mobilizam um universo de pelo menos 100 mil pessoas, entre alunos, funcionários e famílias. É quase a metade da população de Macaé. Nesse sentido, as aulas não retornam antes de agosto. Estamos preparando uma estratégia para esse retorno, mas ainda está sendo pensado como faremos, afirmou o prefeito.

Dr. Aluízio lembrou ainda que existe um pequeno número de crianças em Macaé internadas com a Covid-19, mas que é infinitamente menor que o número de adultos com a doença. “O perfil da Covid na criança é muito diferente do que no adulto, graças a Deus. Estamos preparando uma estratégia para a infância junto com as equipes de pediatria”, informou.

Na coletiva, o prefeito lembrou que as ações de possíveis flexibilizações ou não continuam sendo decretadas às sextas-feiras e, de imediato, não haverá outros estabelecimentos abertos. “Precisamos que os números caiam para ter mais conforto e negociar com as outras atividades”, observou.

Devido à curva, a perspectiva é de mais casos registrados na próxima semana e, pela estatística, as internações devem cair apenas em 4 de julho. “A semana até 12 de junho ainda será muito difícil e a partir da próxima semana a previsão é de dias melhores”, citou.

“Continuamos fazendo testes aleatórios e o índice de infecção em Macaé oscila em 5% das pessoas”, indicou. A busca por pacientes assintomáticos será fundamental, segundo o prefeito, para barrar a curva de contágio. “Todo mundo para voltar (à sua atividade de trabalho) terá que ser testado”, pontuou. A curva do Covid-19 mostra que podem ficar infectadas em Macaé 11 mil pessoas com 250 internações e 50 óbitos.

“Orientamos que as pessoas se antecipem à internação, que procurem ajuda até o quinto dia de sintomas”, reforçou, lembrando que buscar os assintomáticos abre um leque de investigação que ajuda a combater a disseminação.

NÚMEROS DA COVID 19 ATÉ HOJE

– 39 óbitos
– 1175 casos
– 26 pacientes na UTI do HPM
– 44 leitos no HPM destinados à Covid-19
– 200 testes por dia no Centro de Controle de Triagem do Coronavírus
– Taxa de internação hospitalar hoje está em 56%, em UTI e enfermaria
– 100 Aparelhos de ventilação mecânica

Deixe seu comentário