Macaé lança plataforma que permite ao cidadão decidir sobre obras e projetos

Covid-19: 110 mortes em Macaé
Governo comemora expansão do Aeroporto de Macaé
Auxílio emergencial elevou renda de trabalhador com menor escolaridade

E se você pudesse escolher pra onde vai o orçamento da prefeitura da sua cidade ?

Em Macaé, cidade do interior do Rio de Janeiro isso é possível. É que a prefeitura está lançando a plataforma Você é o Prefeito, onde o cidadão pode escolher para onde vai cada um dos R$50 milhões destinados ao projeto.

Elaborado pela secretaria de Planejamento, o projeto funcionará dentro de uma plataforma digital, na qual os moradores de Macaé poderão escolher obras e serviços que impactarão diretamente a cidade, fornecendo informações para atuação do governo.

A iniciativa coloca a gestão pública de Macaé conectada com cidades de todo o mundo, que utilizam ferramentas de participação parecidas. A modernização do poder público é uma prioridade na cidade, que vem trabalhando bastante para implantar o conceito de “Smart City”, onde as diversas ferramentas controladas pela gestão, se comunicam de maneira inteligente e rápida, através de tecnologia.

De acordo com o secretário de Planejamento, Wagner Carvalho Motta, será disponibilizada uma plataforma digital interativa e de fácil acesso aos cidadãos para participar do “Você é o Prefeito”, optando entre uma lista de projetos previamente selecionados. “Os projetos mais votados e as principais demandas da população apresentadas serão contemplados na elaboração do orçamento público do município”, detalhou.

A população poderá opinar nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, assistência social e direitos, cultura, esporte e lazer, infraestrutura urbana, segurança pública e meio ambiente.

Motta ressaltou que o projeto tem como meta assegurar o atendimento das demandas e prioridades dos munícipes. “A escolha popular de obras e serviços públicos prioritários significa em aplicação transparente e eficiente dos recursos públicos, além de fortalecer a democracia local, incentivando a inclusão e diálogo entre a administração pública e os cidadãos”, analisou.

Para Saulo Passos, coordernador de Planejamento e um dos desenvolvedores da plataforma, o projeto traduz um passo importante de conexão do poder público com a sociedade. “Você é o Prefeito” é muito mais do que apenas um projeto inovador; é um convite para cada cidadão macaense se conectar profundamente com sua cidade.

Através dessa iniciativa participativa, buscamos despertar o sentimento de pertencimento, amor e responsabilidade que cada morador carrega consigo pelo lugar que chama de lar.”

A plataforma tem previsão de ser lançada após o aniversário da cidade e estará disponível para computadores e dispositivos móveis.

Deixe seu comentário