Justiça Eleitoral se preocupa com falta de mesários em Macaé

Justiça Eleitoral se preocupa com falta de mesários em Macaé

Witzel recorre ao STF para tentar voltar ao governo do Rio
Welberth: “Data da volta às aulas ainda não está definida”
Câmara homenageia vereador Thales Coutinho

As zonas eleitorais 109ª e 254ª de Macaé estão enfrentando dificuldades para encontrar voluntários em número suficiente para assumir as funções de mesário e suplentes para o dia da eleição, no próximo domingo (15).

A dificuldade pode ser atribuída ao medo de contágio pelo coronavírus, principalmente, pelos mesários que trabalharam em eleições passadas. A convocação para os mesários com menos de 50 anos foi realizada no mês de setembro, sendo que muitos dos jovens rejeitaram a convocação. Os que têm idade superior a 50 anos foram dispensados justamente por pertencerem ao grupo de risco da doença.

A Justiça Eleitoral alerta que não comparecimento, pelos convocados, às seções eleitorais para trabalhar poderá acarretar punição. Caso a Justiça rejeite a justificativa apresentada ou se o mesário na apresentar motivos para a ausência, a punição será o pagamento de multa equivalente a 50% do salário mínimo (R$ 522,50). A penalidade poderá dobrar se a ausência do mesário causar prejuízo às eleições, como o não funcionamento de uma seção, por exemplo.

Os voluntários que quiserem se candidatar às funções de mesário e suplente poderão se inscrever pelo aplicativo e-Título. Para isso é preciso ter mais de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Fonte: O Debate

 

 

 

Deixe seu comentário