EXCLUSIVO: Secretaria de Educação será comandada por diretoras de escolas

Prefeitura abre cadastro para correções da Bolsa Alimentação
Matrículas para a rede municipal de ensino serão feitas por WhatsApp
Prefeitura divulga calendário da pré-matrícula

Eliane Araújo, diretora do Ciep Leonel Brizola, será a nova secretária municipal de Educação

Uma equipe totalmente renovada, composta em sua maioria por diretoras da rede municipal de ensino. Esse é o perfil da Secretaria de Educação do governo Welberth Rezende, que assume a cidade a partir deste dia primeiro de janeiro. O time, encabeçado por mulheres, será comandado pela diretora do Ciep Leonel Brizola, Eliane Araújo.

Fontes do Portal Macaé informaram que a renovação na pasta faz parte dos planos de Welberth em valorizar o servidor municipal e em prosseguir com o processo de democratização da Educação. Todos os cargos de chefia da Educação serão ocupados por servidores concursados da prefeitura.

A atual secretária de Educação, Leila Clemente, lembrou que a nova equipe faz parte do Colegiado Participativo, formado pelos diretores que representam todos os setores administrativos. “Foi muito acertada essa escolha. As diretoras mais do que ninguém conhecem a realidade das escolas. Elas farão com que as escolas fiquem ainda mais próximas da Semed. Saio com a certeza do dever cumprido e parabenizo toda a nova equipe”, afirmou.

“É uma equipe renovada, e o fato de a grande maioria ter experiência na gestão escolar é muito importante. Sem contar que o prefeito eleito está valorizando as diretoras – todas servidoras públicas com muita experiência e todas elas participaram ativamente do Colegiado de Diretores nos últimos anos “, disse o vereador e ex-secretário de Educação, Guto Garcia.

Além de Eliane Araújo, a equipe gestora será quase toda formada por diretoras. Na Secretaria Adjunta de Educação Básica, assumirá Márcia dos Santos Silva, da Escola Ivete Santana de Aguiar. Já a Superintendência Administrativa – que cuida de toda a parte de transporte, estrutura, merenda, recursos humanos e segurança – ficará por conta da diretora da Escola de Educação Infantil Hilda Ramos, Geisa Morgado.

A Superintendência Financeira ficará a cargo de Luiziane Ramos, diretora da Escola Juventino Pacheco, na Barra – o setor é o responsável por atividades como prestação de contas, licitações e folha de pagamento. A Superintendência de Educação Infantil continua com Mariana Duarte, da equipe anterior.

Na Superintendência de Educação Inclusiva – que cuida do atendimento para os alunos com necessidades especiais – assume Janaína Pinheiro, diretora da Escola de Educação Infantil Eléa Tatagiba. A Educação Integrada – responsável pela parte multidisciplinar das escolas, fica a cargo de Leandra Lopes, que vem da Secretaria de Qualificação Profissional.

Para cuidar do Ensino Fundamental, foi escolhido Robério Fernandes, professor há 25 anos em Macaé, atualmente no Colégio Elza Ibrahin. “Quero colaborar no processo de melhoria da qualidade da educação, que só vem crescendo ao longo do últimos anos. A nova equipe é muito experiente, especialmente por se tratar de diretores que vivem o chão da escola e sabem exatamente as prioridades da educação”, disse Robério.

Complexa devido ao seu grande alcance social, a Secretaria de Educação de Macaé tem cerca de 6.400 servidores. É da Semed a responsabilidade de cuidar da qualidade do ensino das 106 escolas municipais, que atendem do maternal ao Ensino Fundamental II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das escolas de Ensino Médio da região serrana e o Colégio de Aplicação (CaP).

Deixe seu comentário