Colégio Atlântico sedia Campeonato Estadual de Xadrez

Dr. Eduardo perde a luta contra a Covid
Idoso de 85 anos morre atropelado no Cajueiros (Vídeo)
Covid-19: 4ª dose de reforço liberada para pessoas a partir de 18 anos

Realizada durante o último fim de semana, na sede do Colégio Atlântico, a quarta etapa do Campeonato Estadual de Xadrez reuniu 80 participantes nas categorias adulto e infantil. A etapa de Macaé foi o maior evento oficial de xadrez já realizado na cidade e o segundo maior do estado até agora no campeonato estadual. O sucesso foi tanto que a Federação de Xadrez do Estado do Rio, responsável pelo evento, já confirmou que a cidade vai sediar novamente uma etapa regional ano que vem.

Com xadrez em sua grade de disciplinas, o Colégio teve a participação de 25 alunos dos quais três foram medalhistas, além do professor Victor Boghi – o melhor entre os macaenses e que já está classificado para a grande final, em outubro no Rio. O campeonato foi disputado em seis etapas. Entre os alunos do Colégio Atlântico, os destaques foram Valentina Alexandre Cavalcante, aluna do sétimo ano e campeã feminina na categoria Adulto, Daniel Moura, do quinto ano, campeão entre os alunos do Ensino Fundamental (primeiro ao nono ano), e Felipe Camacho, aluno do quarto ano, campeão na categoria Sub-10.

O xadrez é a ginástica da mente. Ele é um esporte que exercita o cérebro, a concentração, a memória, o raciocino lógico e a disciplina. Estudos recentes já comprovaram que jogar xadrez regularmente ajuda a prevenir doenças como Alzheimer, depressão e Parkinson. O xadrez também ajuda a construir a autoconfiança e a autoestima, sem egos inflados, pois algumas perdas são inevitáveis até mesmo para os campeões mundiais, ressalta o professor Victor Boghi.

De acordo com o professor, participar de um campeonato é o ápice na hora de por em prática tudo o que foi aprendido nas aulas. É o momento de exercitar principalmente a disciplina, pois uma das regras de uma partida oficial de xadrez é o silêncio – e esse foi um dos maiores elogios da Federação no campeonato de Macaé.

Deixe seu comentário