Macaé não recebeu participações especiais

Macaé não recebeu participações especiais

Governo libera saque do FGTS a partir de segunda-feira 
Uso da poupança digital será ampliado
Black Friday: e-commerce estima recorde de vendas

A crise econômica provocada pela pandemia mundial gerou uma baixa significativa no preço do barril de petróleo. Com isso, cidades como Macaé e Campos, que fazem limite com a Bacia de Campos, ficaram sem receber o pagamento trimestral referente às participações especiais, compensação financeira extraordinária devida pelas empresas de petróleo para campos de grande volume de produção.

Este é o principal motivo para cidades como São João da Barra, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Búzios e Carapebus, além de Macaé e Campos, não terem recebido o pagamento da compensação este mês. A Bacia de Campos é formada por campos de petróleo maduros, cuja produção está perdendo vigor. Para que estas cidades voltem ao time dos grandes beneficiários da participação especial, serão necessárias políticas de revitalização daqueles campos.

Atualmente, as cidades de Maricá e Niterói são as campeãs no pagamento das participações especiais, já que estão localizadas em frente aos campos de petróleo do pré-sal. Ainda assim, com a retração econômica mundial, estas cidades receberam valores 42,9% inferiores em relação ao trimestre anterior.

A boa notícia é que os valores relativos aos royalties de agosto, depositados nesta terça-feira (25), foram superiores aos depósitos feitos no mês de julho. Isto porque houve um pequeno aumento de produção nos campos de petróleo da Bacia de Campos, de 3,6%. Com isso, o município de Macaé recebeu R$ 46,5 milhões, 37,2% a mais que o recebido no último mês de julho.

Deixe seu comentário