Prefeitura inaugura novo prédio da UFF

Prefeitura inaugura novo prédio da UFF

Prefeitura inicia pagamento da terceira parcela da Bolsa Alimentação
Congresso vota hoje novas regras para o Fundeb
Senai Macaé abre vagas para curso técnico de automação industrial

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, inaugurou na tarde de ontem (27) o prédio do Instituto de Ciências da Sociedade, da UFF, na Cidade Universitária. Por conta da pandemia, a cerimônia contou com poucas pessoas, que respeitaram os protocolos de distanciamento e o uso de máscaras.

O novo prédio tem 4,5 mil m2 de área construída distribuídos em três pavimentos, auditório com capacidade para 200 pessoas e 30 salas de aulas. Ao todo, foram investidos R$ 12 milhões na construção do bloco. O espaço permitirá à UFF intensificar os projetos de extensão e de pesquisa, como o Centro de Assistência Jurídica, que atende trabalhadores e pequenos empreendedores, e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, voltado para microempreendedores, organizações não governamentais e pessoas com baixo poder aquisitivo para questões relacionadas à Receita Federal.

Em sua fala, o prefeito relembrou os tempos em que não existiam faculdades em Macaé e destacou: “o novo prédio representa a vontade que a cidade tem na permanência da UFF. Vivemos um momento de incertezas e distanciamentos, mas seguimos acreditando que dias melhores virão”.

Até o ano passado, a UFF compartilhava espaço com a FeMASS e a UFRJ, na Cidade Universitária. A partir de fevereiro, a área até então ocupada pela UFF, no bloco A, passou a ser utilizada pelo Colégio de Aplicação e pelo curso de inglês do Centro Municipal de Idiomas. A UFF tem cerca de 1.300 estudantes e oferece três cursos de graduação: Direito, Administração e Ciências Contábeis, além do curso de pós-graduação em Residência Jurídica. São 45 professores e 40 servidores técnicos.

Antes das medidas de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus, circulavam diariamente pela Cidade Universitária seis mil pessoas, em média. Ali são oferecidos, gratuitamente, 18 cursos de graduação e outros oito de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado.

O reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, disse que não é apenas um prédio e sim uma mudança de patamar da instituição para o desenvolvimento de Macaé. “Agradecemos ao prefeito pela visão contemporânea de uma cidade que não se desenvolve apenas economicamente. Em nome de toda universidade nossa gratidão à todos”. O diretor da UFF-Macaé, professor Daniel Arruda Nascimento, destacou que a ocupação da nova sede concretiza o trabalho realizado há 28 anos pelos docentes, servidores, técnicos e alunos. “Tenho fotos dos estudantes lutando pela permanência da UFF em Macaé. Desde 2016 muitas ações foram necessárias para esta realização. É uma conquista histórica”.

O Secretário Adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, disse que “acreditar” é fundamental para que haja planejamento e execução das propostas que tornam Macaé cada vez mais uma cidade universitária. “Cerca de 6 mil pessoas passam por aqui diariamente na Cidade Universitária que oferece à população, gratuitamente, 18 cursos de graduação e mais oito de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado. Até o encerramento das aulas em dezembro passado, a UFF compartilhava o espaço com a FeMASS e a UFRJ no polo. Desde fevereiro deste ano, no espaço que era utilizado pela universidade no Bloco A, funcionam o Colégio de Aplicação e o curso de inglês do Centro Municipal de Idiomas (CMI). Temos um grande complexo universitário aqui, um projeto ambicioso. Ver uma realização nos revigora”.

Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Dr Eduardo Cardoso, o vereador Guto Garcia, os Secretários Municipais de Cultura Thales Coutinho, de Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo, o consultor técnico da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, Carlos José Mattos de Andrade, além de profissionais representantes da UFF.

 

Deixe seu comentário