Professor Carlos Alberto Dias, fundador do Lenep e professor emérito da Uenf, morre aos 83 anos

Desafio Atlântico: inscrições abertas para concurso de bolsas de até 100%
Alerj vota hoje suspensão do ano letivo na rede estadual
Ao mestre, com carinho

Um dos pilares da implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e fundador do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (Lenep), o professor Carlos Alberto Dias, 83 anos, faleceu neste domingo em Macaé. A morte do professor foi divulgada pela reitoria da Uenf por meio de uma nota de pesar. A universidade decretou luto oficial de três dias. A causa da morte não foi divulgada. O professor Dias será sepultado em sua cidade natal, Salinópolis (PA), conforme seu desejo.

Formado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da antiga Universidade do Brasil, hoje UFRJ, e com uma atuação de alta relevância na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde fundou centros de pesquisa de petróleo, o professor Dias foi um dos pilares na construção da Uenf. Integrante da Comissão da Planejamento da Uenf a convite do antropólogo Darcy Ribeiro, o professor foi o responsável pela implantação do Lenep em Macaé, o qual dirigiu por dez anos. Posteriormente, ocupou o posto de coordenador do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Reservatório e de Exploração da Uenf.

O pioneirismo do professor Dias na criação do Lenep e sua visão estratégica ao criar o Laboratório em Macaé, sede da maior base de operações da Petrobras, proporcionou a formação diversos engenheiros, mestres e doutores em Engenharia de Petróleo. Em 2007, a Universidade Federal da Bahia fez em sua homenagem o seminário “70 Anos de Carlos A. Dias: Pesquisa, empreendedorismo acadêmico e nacionalismo indígena”. Dois anos depois, os relatos do Seminário se transformaram no livro “Carlos Alberto Dias – A saga da Geofísica Aplicada e da Engenharia de E&P do Petróleo no Brasil”.

Em um depoimento gravado pela Associação de Docentes da Uenf (ADUENF) em 2017, o professor Dias falou sobre a importância da implantação do Lenep em Macaé: “A ideia de implantar o Lenep no Norte Fluminense era fazer a substituição das lideranças estrangeiras, que não só comandavam a atividade na área de exploração de petróleo, como a sua execução”. No vídeo, Dias ainda lamentou o fato de o antropólogo Darcy Ribeiro não ter visto o resultado desse trabalho. Em 2016, o professor Dias recebeu o título de Professor Emérito da Uenf, onde ainda mantinha vínculos com a pós-graduação.

Deixe seu comentário