Vacinação contra a Covid: 541 doses no primeiro dia

Colégio Atlântico: apenas 100 vagas para 2023
HPM realiza mais uma captação de órgãos
Unamama cria rede de Empreendedorismo de Mulheres em Macaé no dia do trabalho

No primeiro dia de vacinação volante contra a Covid-19, a Prefeitura de Macaé, por meio do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, aplicou 531 doses. As equipes se dividiram entre as unidades de atendimento ao coronavírus, a Casa do Idoso e o Recanto dos idosos. Somadas às 10 doses aplicadas ontem (terça-feira, 19), o total chega a 541.
Amanhã (quinta-feira, dia 21), o trabalho prossegue no Hospital Público de Macaé (HPM), Centro de Triagem do Coronavírus (CTC), Hospital São João Batista, Clínica São Lucas e Unimed. Já os asilos assistidos serão a Toca de Assis e a Instituição de Longa Permanência para Idosos do município.

A responsável pelo programa, Luciana Santos, lembra que ninguém precisa se dirigir às unidades de saúde. Neste momento, a vacinação acontece nos locais de atuação ou permanência do público-alvo. “A previsão é de encerrarmos a aplicação da primeira dose em uma semana. A segunda será aplicada até 28 dias depois da primeira”, frisou.

Estão envolvidos aproximadamente 30 profissionais, entre as Secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, além da Polícia Militar. No período da tarde, a imunização acontecerá em quatro asilos da cidade, beneficiando 120 idosos.

A enfermeira da Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, explicou ainda que o município receberá 6.240 doses, sendo que neste primeiro momento serão aplicadas 2.973 doses, ou seja, este é o número de pessoas que serão vacinadas na cidade. “As demais doses continuam na Central de Abastecimento do Governo Estadual para garantia da aplicação da segunda dose. O excedente é enviado para o caso de perdas de alguma dose”, detalhou.

As doses recebidas na terça-feira (19) atenderão, inicialmente, 34% dos profissionais de saúde, já que Macaé tem cerca de 8 mil trabalhadores registrados neste segmento. O Governo do Estado enviou na última segunda-feira (18), 74 mil seringas e agulhas para a Prefeitura de Macaé.

Idosos

Para a gerente administrativa do Recanto dos Idosos, Eliane Ribeiro, a vacina trará mais alegria e esperança para todos. “Estamos em um longo isolamento, sem receber visitas, com os funcionários residindo na instituição. A notícia da chegada da vacina nos deixa esperançosos, mas ainda não podemos ceder nos protocolos definidos pelos órgãos de saúde”, disse, acrescentando que a instituição sempre recebeu vários grupos que desenvolviam atividades com os idosos, que tinham uma rotina movimentada.

Os experientes Gonçalo Oliveira, 68 anos, e Henrique Valadares, de 69, contaram que a falta da visita dos familiares é o que os deixa mais tristes. A vacina, para eles, vem como uma chance de reencontrar a família, mesmo com todos os cuidados e restrições. “Fico muito feliz com essa vacinação. Com ela poderemos ter mais vida e alegria”, definiu Gonçalo.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Deixe seu comentário