Kolirius Festival: arte no aniversário da cidade

Sem desfile
Entidades culturais já podem se credenciar para receber subsídios da Lei Aldir Blanc
Cadastramento de profissionais da cultura termina na próxima segunda-feira

Comemorar o aniversário da cidade com alto astral e muita cor. Esse é o objetivo da décima edição do Kolirius Graffiti Festival, que vai celebrar o 208º aniversário de Macaé dos próximos dias 26 a 29 na Granja dos Cavaleiros (Rua Nazareno, 315). A novidade deste ano será o tema Meio Ambiente e Macaé com sua identidade. Os artistas participantes vão pintar os pontos turísticos do município envolvendo em todo o painel com muito verde.

Organizada pelo artista plástico Marlon Gitiranna Silva de Carvalho, o Muk, a versão 2021 do Kolirius foi muito pensada e discutida devido a pandemia. “Nossa cidade está muito triste devido tantos óbitos. Mas neste momento precisamos exercer nosso papel de levantar o ânimo; Esse é um dos poderes da arte, e decidimos fazer em uma versão menor, com apenas 10 artistas”, esclarece o Muk, é autor do maior mural de grafitti do estado do Rio de Janeiro.

Nesta versão 2021, o Kolirius Graffiti Festival vai reunir os artistas Denys Evol, de São Paulo; Fábio Almeida (Does); Sérgio (Snek); Johny Carlos (Feyk ), de Aracaju; Jeferson de Carvalho (Bart), Walter Nomura (Tinho); e os macaenses Marlon Muk, Felipe talu, Ester Diniz e Alex Fawe.

O evento conta com os seguintes patrocinadores: Central do Aço, Qualificada, Taeco Tintas, EDF Norte-Fluminense, Colorgin Arte Urbana, Sherinwillians, Atlas, Café Guria, Estação da Praia, Macahe Burguer, Sinalarte , Macaédroneclips, Granja Braga, Clínica Sorrie, Macaé Convention Bureaux, e Polo Gastronômico dos Cavaleiros.

O projeto Kolirius Internacional de Graffiti surgiu em 2010, pelas mãos de Muk, reconhecido por dar cores e formas aos muros da cidade. Ele decidiu transformar suas incursões pela arte em um projeto mais ousado e audacioso tornando os muros da cidade de Macaé em panorama internacional de artes visuais através de um encontro com grafiteiros nacionais e internacionais.

Logo em sua primeira edição, o evento foi consagrado como maior evento de Graffiti da região. A ação que promove intercâmbio de vertentes artísticas, países e gerações de grafiteiros, é considerada como um presente para o município, já que é sempre realizada na data de aniversário de Macaé e por equipe de produção local junto a artistas macaenses.

A obra de Muk pode ser apreciada em vários muros de Macaé. Ele já deixou sua marca em cidades como Belo Horizonte, Fortaleza, Aracaju, Joinville e, ainda, em países como Itália, Alemanha, Eslovênia, além de várias capitais da América do Sul. Em todos os murais, o artista faz questão de registrar traços das culturas locais.

Fonte: Acontece em Macaé

Deixe seu comentário