Petrobras anuncia R$ 24 milhões de investimentos em Macaé

Termelétricas consolidarão um novo ciclo na economia de Macaé
Setor de petróleo e gás ainda é pouco aproveitado
Petrobras apresenta plano de retorno às atividades presenciais

A Petrobras anunciou investimentos da ordem de R$ 24 milhões para o biênio 2021 e 2022. O valor está destinando à modernização e à atualização da infraestrutura do Porto de Imbetiba – Engenheiro Zephyrino Lavenère Machado Filho, em Macaé. De acordo com o comunicado da Petrobras, essa injeção de recursos visa incrementar o atendimento logístico portuário para dar suporte à rotina e aos projetos de ancoragem de plataformas da companhia.

Paralelamente, a Petrobras realizou ainda contratação e mobilização de equipamentos de grande porte para atender a esses projetos. Estes investimentos geram retorno para a sociedade através da geração de empregos, incentivo às atividades de outras empresas, e consequente arrecadação de impostos.

Uma das instalações portuárias próprias da empresa, o Porto de Imbetiba, dispõe de três píeres e seis berços, e atualmente realiza em torno de 115 atracações por mês. No pós-pandemia, esse número deve chegar a 150 atracações/mês.

O porto de Macaé passa a utilizar três guindastes de grande porte – um com capacidade de movimentar 120 toneladas em um raio de 25 metros e dois que movimentam 30 toneladas em um raio de 35 metros, para atender aos projetos submarinos. Todos estes guindastes possuem cabine elevada – o que garante mais segurança nas operações, especialmente para os profissionais envolvidos.

Além de toda a obra de ampliação, está prevista a sinalização dos canais de acesso, bem como realizar, no ano de 2023, a dragagem de manutenção e aprofundamento dos canais e da área de manobra das embarcações (bacia de evolução) e píeres. Com estas ações, ficam mais fáceis as manobras de entrada e saída de embarcações, além de aumentar a segurança operacional.

As atividades realizadas no Porto de Imbetiba são: atracação, desatracação, carregamento e descarregamento de embarcações, bem como seu abastecimento de água e diesel; atividades de troca de turma (tripulantes das embarcações), além de armazenamento, construção e montagem de materiais de grande porte.

Deixe seu comentário