Governo e Unamama propõem criação de espaço de apoio ao paciente com câncer

Câmara vota hoje MP que pode alterar regras para saque do FGTS
Inscrições abertas para remada gratuita dia 27
Frente fria a partir de amanhã

A criação de um centro de referência para acolhimento a pacientes em tratamento contra o câncer já está sendo preparada pelo governo municipal junto a União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama).
O modelo de atendimento deste espaço dedicado a humanizar o processo que envolve o diagnóstico e as etapas ao longo do processo de intervenção e combate à doença foi analisado nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Welberth Rezende com Marilena Garcia, ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Macaé, que está à frente da diretoria da Unamama. A reunião também contou com a participação do vereador Guto Garcia, que inclui a criação do espaço para oncologia nas suas emendas impositivas de 2023.

“O nosso objetivo é avançar sempre em serviços de apoio à população que vão além de medicações e tratamento. É proposta do governo reativar os espaços de convivência do município que contribuem para a assistência aos pacientes oncológicos do município. A Saúde já está trabalhando na construção deste espaço que será dotado de toda a estrutura necessária para acolher, ouvir e cuidar”, destacou o prefeito.

A formatação deste centro de referência já está sendo trabalhada pela Unamama junto à Secretaria Municipal de Saúde, com utilização de espaço situado na área central da cidade.

A Unamama estabelece em Macaé a criação de uma corrente solidária que trabalha a autoestima da mulher macaense, além das pacientes em tratamento do câncer, através de ações de fomento ao empreendedorismo, de apoio psicossocial e de escuta.

“É preciso cuidar do paciente com câncer e de todas as pessoas envolvidas neste processo difícil de enfrentamento à doença. O apoio do governo é fundamental, desde a garantia de um diagnóstico precoce até a promoção da autoestima das mulheres, oferecendo oportunidades que transformem as suas vidas. Este é o trabalho da Unamama, a nossa contribuição para a sociedade da nossa cidade”, destacou Marilena.

Deixe seu comentário