Vacinação contra influenza está disponível nos postos de saúde

Proprietários e trabalhadores de comércio de rua devem fazer teste para Covid-19
Prefeito vai reduzir restrições do comércio a partir do dia primeiro
Vacina: grupos de 50 e 49 anos neste sábado

A campanha de vacinação contra a influenza teve início nesta semana em Macaé. As doses já estão disponíveis na Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus.

A campanha será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários: idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menos que seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para ser vacinado, o cidadão deve levar registro de identidade, CPF ou cartão do SUS; e em relação ao grupo de comorbidades, apresentar laudo, receita médica ou documento que comprove a patologia.

Kátia Siqueira, de 58 anos, procurou a Casa da Vacina na manhã desta terça-feira (11) e tomou a vacina contra a influenza e a bivalente contra a Covid-19.

“Procurei o posto nos Cajueiros e me informei de que aqui, na Casa da Vacina, as vacinas estão disponíveis. Acho muito importante a gente se proteger de várias doenças. Achei o atendimento bom e bastante ágil”, contou.

A vacina Bivalente contra a Covid-19 também está disponível para os seguintes grupos: idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, imunocomprometidos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com comorbidades.

Funcionamento

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nos seguintes locais: Aroeira, Barramares, Lagomar, Morro de Santana, Novo Cavaleiros, Casa da Vacina e Sala de Vacina do Pronto Socorro do Aeroporto.

As Estratégias Saúde da Família (ESFs) funcionam de segunda a sexta, na Ajuda A, Barra Brasília A/B, Córrego do Ouro A/B, Fronteira A/B, Jardim Franco, Lagomar A/D, Lagomar B/C, Malvinas A/C, Nova Esperança A/B, Nova Holanda A/B, Sana e Visconde.

De terça-feira a quinta-feira, o esquema de vacinação será de 8h às 16h, nas ESF Imbetiba, Ajuda B/C, Areia Branca, Bicuda Grande, Bicuda Pequena, Bosque Azul, Botafogo, Cajueiros, Campo Do Oeste, Centro, Engenho da Praia, Frade, Glicério, Horto, Morro de São Jorge, Praia Campista, Trapiche, Virgem Santa.

Já a ESF Aterrado do Imburo estará em funcionamento somente nas terças feiras das 9h às 16h.

Deixe seu comentário