Macaé: 207 anos

Jornalista e ativista ambiental Fernando Marcelo morre de infarto
Festival Delivery 207 anos de Macaé começa hoje
Coronavírus: Macaé ultrapassa a barreira dos 100 casos confirmados

De vila de pescadores a capital nacional do petróleo. Macaé comemora hoje seu aniversário de emancipação político-administrativa. Em tempos de pandemia, a festa será por meio de lives especiais. O município, estabelecido apenas em 25 de janeiro de 1814, estava longe de ser a cidade que é hoje, mas já tinha uma característica que permanece até os dias de hoje: a sedução de migrantes e imigrantes para o trabalho e prosperidade.

Segundo a história, com a expulsão dos jesuítas, em 1795, por ordem do Marquês de Pombal, a localidade recebeu novos imigrantes vindos de Cabo Frio e de Campos para ocupar as terras já apaziguadas. O povoado progrediu, surgiram novas fazendas e engenhos.

No último censo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Macaé possuía 206.728 habitantes, mas há quem diga que esse número foi superado e com folga por conta da chegada de novos trabalhadores na cidade, apesar da crise do setor de petróleo nos últimos anos. E essa especulação fez com que o mesmo IBGE projetasse para o ano passado a população macaense em 256.672 pessoas.

Banhada pelo Oceano Atlântico, Macaé acabou sendo batizada carinhosamente como a “Princesinha do Atlântico”. O município tem uma área total de 1.216 quilômetros quadrados, correspondentes a 12,5% da área da Região Norte Fluminense. A cidade está dividida em seis distritos – Sede, Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana.

Agenda de lives:

9h – Banda da Secretaria Municipal de Educação – Facebook e Instagram da prefeitura
10h – Sessão solene na Câmara Municipal – YouTube
19h – Humor Sertanejo, com Glauco Zulo e Marcelo Marrom – YouTube

Deixe seu comentário