Macaé é a representante brasileira em organização mundial sobre energia

Macaé é a representante brasileira em organização mundial sobre energia

Petrobras quer manter metade da equipe administrativa em home office permanente
Aeroporto de Macaé terá novo terminal: investimento de R$ 160 milhões
Prefeitura de Macaé (RJ) vai pagar R$ 800 para comerciários e trabalhadores informais

O município de Macaé foi reconhecido como representante brasileiro no World Energy Cities Partnership (WECP), organização mundial que reúne prefeitos de cidades que têm a energia como segmento econômico estratégico. A decisão foi tomada durante reunião virtual realizada na quinta-feira (10) com representantes do governo britânico.

A WECP conecta as principais cidades energéticas do mundo comprometidas em promover a transição para um futuro mais sustentável. Várias das cidades que integram a organização sediam grandes empresas de energia, que lideram iniciativas para construir um futuro com menor emissão de carbono.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirmou que a participação da cidade na WECP “nos dá um reconhecimento que buscamos há mais de 40 anos. Hoje alcançamos um conceito mundial no setor de energia, ao lado de cidades como Houston (EUA) e tantas outras”.

A sessão virtual contou com a participação do cônsul geral britânico no Rio de Janeiro, Simon Wood; o vereador e diretor de Desenvolvimento Internacional de Aberdeen (Escócia), John Reynolds; o gerente de Energia do governo britânico no Brasil, Renato Cordeiro; o ex-cônsul Honorário Britânico em Macaé, Barrie Lloyds Jones; e o gerente de Negócios Internacionais da Prefeitura de Aberdeen, Ishbel Craig.

A WECP tem por objetivo ser uma plataforma de troca de experiências e conhecimento entre as cidades parceiras. A partir da reunião ocorrida ontem, será assinado um Memorando de Entendimento pela presidência da organização, a cidade de Aberdeen, indicando oficialmente Macaé como cidade integrante da WECP.

Além disso, o município de Macaé receberá apoio para se tornar um Hub Global de Energia, em que a cidade trabalhará em estreita colaboração com a cadeia de fornecimento de energia renovável e de petróleo e gás de Aberdeen, para identificar produtos e serviços necessários dentro daquele mercado.

Outro fator importante no setor de energia em Macaé é um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que revela que o Rio de Janeiro tem bons ventos numa faixa que vai da região norte do estado até Cabo Frio. Sendo assim, Macaé tem potencial para futuros projetos no setor de energia eólica.

 

 

Deixe seu comentário