Pesquisador diz que Brasil já está enfrentando 2ª onda da Covid-19

Pesquisador diz que Brasil já está enfrentando 2ª onda da Covid-19

Lockdown: entenda a medida e como ela funciona na pandemia
Covid-19: número diário de novos contaminados permanece baixo
Covid-19: Macaé contabiliza 132 óbitos

O pesquisador Domingos Alves, responsável pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) não tem dúvida ao afirmar que o Brasil já está em meio a uma segunda onda da Covid-19.

O pesquisador vem acompanhando os dados da pandemia brasileira há oito meses, como um dos responsáveis do portal Covid-19 Brasil, que reúne especialistas de diferentes áreas em torno da produção de estatísticas e análises da propagação no coronavírus no país. Sua avaliação baseia-se na evolução da taxa de reprodução (Rt) do coronavírus no país, que indica que a pandemia voltou a crescer por aqui.

Esta taxa é calculada com base no aumento de novos casos, e permite saber quantas pessoas são contaminadas por alguém que já está infectado. Se o índice fica acima de 1, isso indica que a pandemia está se expandindo. No caso do Brasil, a taxa era de 1,12 no dia 16 de novembro, de acordo com o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba. Na mesma data, a Rt estava acima de 1 em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Paraná é o estado em que a situação estava mais crítica, onde a taxa de reprodução do vírus era 1,62, naquele dia. O pesquisador também analisou a média móvel da Rt, que é calculada com base nos 14 dias anteriores. Sob essa ótica, a média móvel do Brasil, no dia 16 de novembro, era de 1,06. A média móvel da Rt do Brasil está acima de 1 desde o dia 11 de novembro. O índice não ultrapassava esse patamar desde o dia 10 de agosto último. Em outras palavras, analisa Alves, “depois de três meses de contração, a pandemia voltou a crescer no país, o que caracteriza uma segunda onda”, finaliza.

 

Deixe seu comentário