Ibama concede licença de instalação para nova termoelétrica

Termelétricas consolidarão um novo ciclo na economia de Macaé
BNDES aprova quase R$ 4 bilhões para construção de termelétrica no Açu
Macaé e Aberdeen assinam memorando de colaboração

Com a expectativa de geração de quase duas mil vagas de empregos, a Usina Termelétrica Norte Fluminense 2 teve a sua licença prévia de instalação concedida pelo Ibama. Instalado em Macaé, o empreendimento terá potência bruta de 1.713 MW, com três turbinas a gás e uma a vapor em ciclo combinado. A previsão inicial é que o canteiro de obras conte com 1.100 oportunidades de emprego durante a fase de instalação, podendo chegar ao pico de 1.800 postos.

Além disso, a futura usina terá ainda um gasoduto dedicado de 17,7 km, uma adutora e emissário de efluentes de 6,7 km e uma linha de transmissão de 500 kV. O projeto será desenvolvido pela francesa EDF Norte Fluminense, que já conta com a usina Norte Fluminense 1, com uma capacidade instalada de 827 MW, operando desde 2004. A licença expedida pelo Ibama terá duração de quatro anos.

Com a LP em mãos, a EDF agora poderá cadastrar o projeto da usina em um futuro leilão de energia nova do governo federal. Se selecionado, a empresa definirá o cronograma de construção do empreendimento. A instalação da usina começará assim que emitida a licença de instalação pelo Ibama. A previsão é que os trabalhos de construção durem cerca de quatro anos.

Font3: jornal O Debate

Deixe seu comentário