Covid: nova variante do vírus já circula em Macaé

Primeiras doses da vacina contra a Covid chegam em Macaé
Saúde mental : ansiedade em tempos de pandemia
Novo decreto com medidas restritivas será publicado nesta sexta

Com a abertura de seis novos leitos de UTI, Macaé retornou nesta quarta-feira à bandeira laranja – risco alto de contágio da Covid-19. Mas isso não quer dizer que a cidade está diminuindo o número de casos. De acordo com o secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga, a nova variante do coronavírus já circula no município, dobrando o número de atendimentos e de diagnósticos positivos no Centro de Triagem. Desta vez, além de evoluir mais rápido, o vírus tem atingido pessoas mais jovens.

De acordo o secretário, os números atuais representam um novo perfil da doença, que se manifesta com maior poder de contágio e rapidez no agravamento dos sintomas em pacientes sem comorbidades e fora do grupo de risco definido inicialmente na pandemia.

– Vivemos uma situação diferente do início da pandemia, no ano passado. Hoje, a doença evolui de forma mais rápida, aumentando a ocupação de leitos de UTI e também o número de óbitos. Nos últimos dias dobrou o número de atendimentos e de testes realizados em pacientes com sintomas. O índice de diagnóstico positivo entre as pessoas atendidas pelo Centro de Triagem chega a 50%, afirmou.

Está crescendo também o número de pacientes com diagnóstico confirmado que evoluem rapidamente para internação.” E 70% desses novos casos são pessoas abaixo dos 45 anos”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, da Secretaria de Saúde.

Essa nova etapa da pandemia é marcada também por severidade no quadro clínico dos pacientes graves, o que mantém a taxa de ocupação dos leitos de CTI na média de ocupação em 70%. A consequência dessa evolução é o crescimento dos casos de óbitos.

Pelo último covidímetro divulgado pela prefeitura, só na última terça-feira foram 291 atendimentos no Centro de Triagem. Macaé tem 21.887 casos de coronavírus confirmados e 324 óbitos por Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UT está em 69%.

Deixe seu comentário