Nova gestão da educação é apresentada aos diretores

Prefeitura divulga calendário da pré-matrícula
Renovação da matrícula para rede estadual termina no dia 3
Blog Educação Não Para lança aplicativo e traz sugestões para as férias

O novo organograma da Secretaria Municipal de Educação, que amplia as áreas de responsabilidade das superintendentes, foi apresentado para os diretores das unidades de ensino em reunião realizada na tarde desta segunda-feira na Cidade Universitária. Após a  portaria publicada dia 03 de setembro,  substituindo a Secretária Municipal Adjunta de Educação Básica, Andrea Pereira Carvalho, por Leandra Lopes, e alterando o quadro de superintendentes administrativas e pedagógicas; este foi o primeiro encontro entre o prefeito Welberth Rezende e os diretores. 

Entre as mudanças estão as junções das superintendências: As duas superintendências pedagógicas se tornaram uma só. A Superintendência Pedagógica está sob a gestão de Mariana Duarte, antiga Superintendente de Educação Infantil. Mariana conta com uma coordenadora de Educação Infantil, e uma coordenadora do Ensino Fundamental I, II e III e Médio: Odilaine Pinto. 

Outra alteração foi que na configuração anterior havia uma superintendência multiprofissional (serviço social, orientação educacional, inclusiva), que estava sob a direção de Janaina Pinheiro e a Educação Integrada com Leandra Lopes. Agora essas duas superintendências foram unificadas e a Superintendência de Educação Integrada ficou sob a responsabilidade de Janaina Pinheiro.   

A terceira grande mudança foi na Superintendência Administrativa que agora conta com a Superintendência Orçamentária. Todas as coordenações orçamentárias estão agora na Administrativa.  Na Superintendência Administrativa assume a ex- diretora de escola, Aline Bitencourt. 

A Superintendência Pedagógica, a Superintendência Administrativa, a   Superintendência de Educação Integrada e a Supervisão de Ensino, estão sob a responsabilidade da Secretária Municipal Adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes. 

As alterações foram comemoradas pelo Colegiado, por diretores, pelas equipes gestoras, e funcionários. A Diretora do Colegiado de Diretores, Márcia dos Santos Silva, do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond Aguiar, disse que conforme portaria estabelecida, o colegiado está  pronto para apoiar as propostas da Educação. “A expectativa é de um maior diálogo para construção coletiva das ações. Seguimos otimistas quanto à construção dos trabalhos com base na transparência e no diálogo de forma a contribuir para uma Educação Pública de Qualidade. Como diria nossa querida Geisa Morgado “Educação se faz a muitas mãos !”. A diretora do Colégio Municipal Botafogo, Luiziana Simões, acredita que a partir desta nova gestão haverá diálogo, parceria e união. “Queremos uma educação boa para todos, principalmente para os nossos alunos através de uma gestão democrática”. O prefeito Welberth Rezende frisou a responsabilidade da gestão na melhoria do acolhimento, do respeito, da escuta e do relacionamento entre todos para oferecer cada vez mais uma educação de qualidade. “Agradeço o empenho de todos os diretores nessa volta as aulas”.

Durante a reunião, o líder do governo, vereador Guto Garcia, apresentou aos diretores a sua emenda aprovada pala a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 20222, que prevê a implantação de um projeto em parceria coma UFRJ ara acompanhamento da criança desde a barriga da mãe até os dois anos de idade. “A idea é oferecer à criança e à mãe todo suporte alimentar, para que ajude o seu desenvolvimento cognitivo. Quando completar um ano, essa criança irá para uma creche modelo, cuja implantação já está sendo estudada”, explicou.

Deixe seu comentário