Macaé já conta com Batalhão de Ação com Cães

Uso de máscaras volta a ser obrigatório em locais fechados
Dr. Eduardo perde a luta contra a Covid
Covid-19: taxa de reprodução do vírus se mantém estável

Inauguração do Batalhão de Ação com Cães, BAC. Macaé/RJ. Data: 28/07/2023. Foto: Rui Porto Filho

A inauguração da 2ª Companhia do Batalhão de Ações com Cães (BAC) marca a parceria entre a Prefeitura de Macaé e o governo do Estado que inova ao promover investimentos em Segurança Pública através da expansão da atuação da Polícia Militar com alcance regional. O novo Batalhão da PM em 2ª Companhia do BAC, o primeiro instalado em cidade do interior do Rio, foi inaugurado pelo prefeito Welberth Rezende junto ao vice-governador, Secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

“Somos a primeira cidade do interior do Estado a contar com uma companhia do BAC que se torna hoje uma nova referência em segurança pública para a nossa cidade, unificando o trabalho promovido pelo nosso governo junto às forças de segurança do Estado. Este Batalhão marca a inovação na parceria pública voltada a resolver demandas da nossa região, que vive um novo ciclo de desenvolvimento, a partir dos projetos que se estruturam aqui em Macaé. E encontramos no governador Cláudio Castro e no vice-governador Thiago Pampolha parceiros que acreditam e apoiam o nosso crescimento e potencial”, destacou o prefeito.

O BAC ocupa área de 6,4 mil metros quadrados no Parque da Cidade e conta com sede administrativa, clínica veterinária e área de treinamento, equipada com piscina e campo de circuito. O projeto foi executado pela prefeitura e conta com cerca de 80 agentes e 20 cães que participarão das ações estratégicas de reforço na segurança pública na unidade que atenderá Macaé e demais municípios do Norte e Noroeste do Estado.

“Macaé demonstra de forma efetiva o que é necessário para tornar a vida da população do nosso Estado cada dia melhor. Este Batalhão representa o que nos orgulha: a confiança dos agentes de segurança na proteção do cidadão Fluminense. A 2ª CIA do BAC já é um legado da reconstrução do Estado através do interior, do desafio assumido por esta cidade que representa a nova história de desenvolvimento do Rio de Janeiro”, apontou Pampolha.

O BAC de Macaé também garantirá apoio a ações realizadas por outras unidades de elite da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Grupamento Aeromóvel (GAM), estratégicas em ações definidas pelo Estado para garantir a integridade da população.

“O saldo da atuação do BAC em ações de segurança é bastante positivo, sobretudo na repressão ao tráfico de drogas. E a Prefeitura de Macaé demonstra que a Segurança Pública eficiente depende de parcerias como essa, que tornam mais efetivo o nosso papel de promover ações preventivas e ostensivas de enfrentamento ao crime”, afirmou o Secretário Estadual de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Ao realizar a leitura da ordem do dia, protocolo que integra a rotina militar, o comandante do BAC, tenente-coronel Sandro Aguiar dos Santos, reforçou a estratégia da unidade em atuar no combate e repressão ao tráfico na região.

“Nós orgulhamos em receber esta 2ª Companhia do BAC que representa o projeto de ampliação do nosso Batalhão que tem como estratégia combater o narcotráfico e garantir a proteção da população local e de toda a região”, destacou o comandante Aguiar.

Deixe seu comentário