Plano de reabertura das atividades será divulgado amanhã

Decreto determina novos horários de comércio a partir desta segunda-feira
Restaurantes e bares de Macaé se preparam para reabertura
Dr. Aluízio: “Não tem flexibilização, a situação é crítica. Podemos chegar a 12 mil casos”

Em sua conta no Twitter, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, informou que vai divulgar amanhã o Plano de  Flexibilização do Comércio, que prevê a partir da próxima segunda-feira, dia  primeiro de junho, a abertura gradual de diferentes setores durante os próximos dois meses.  O plano foi elaborado pela prefeitura em conjunto com o Ministério Público, a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim)  e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL),

“Mais do que nunca, é fundamental a busca por entendimento junto ao MP, Acim e CDL. O plano é gradual, envolve reinserção de atividades por etapas. O fator limitador será a taxa de ocupação dos leitos de CTI SUS, cuja média atual oscila em torno de 50%”, postou o prefeito ontem à noite no Twitter.

A expectativa é de que a prefeitura publique  um novo decreto que vai definir as primeiras atividades a serem liberadas, levando em consideração a saúde pública e critérios socioeconômicos. Na primeira semana de flexibilização, os primeiros estabelecimentos deverão ser lojas de autopeças e motopeças, conforme já foi dito por Dr. Aluízio. Além disso, deverão ser incluídas lojas de material de pesca e náutico, lojas de peças e acessórios para bicicletas e de jardinagem, respeitando o horário das 10h às 16h.

Os demais setores devem ser liberados de forma gradual até o dia 13 de julho, respeitando a abertura de um setor comercial por semana. De acordo com fontes do CDL, ,o Plano não inclui escolas. Na semana passada, em entrevista coletiva, Dr. Aluízio disse que o retorno escolar será a última atividade a voltar a normalidade. “Temos que tratar este assunto com muita cautela”, afirmou.

Deixe seu comentário