Com o covidímetro entrando no amarelo, Macaé se prepara para finalmente estar no verde até setembro, na expectativa de que bares e restaurantes poderão reabrir. Os associados do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, formado por 15 proprietários de restaurantes, bares e cafés, já entregaram ao prefeito Dr. Aluízio um plano de retomada com orientações importantes para a reabertura segura dos negócios de alimentação a serem analisadas.
O documento propõe normas nas áreas de saúde, segurança e higiene, orientações para colaboradores, local de trabalho, atendimento a fornecedores, atendimento ao cliente e horário de funcionamento. No entanto, somente o decreto municipal irá estabelecer as normas definitivas, como horário de funcionamento e capacidade de atendimento.
Pesquisa recém-divulgada pelo SindRio indica que apesar das vendas pelo delivery e take way, cerca de 50% dos estabelecimentos perderam mais de 70% do faturamento nos últimos 100 dias diante da pandemia causada pelo novo coronavírus. O levantamento indicou que mais da metade das empresas não terá dinheiro para quitar os salários de julho e, possivelmente, precisará fazer cortes após a retomada. Alguns buscam acesso ao crédito emergencial, já outros aproveitam o momento para fazer investimentos em obras de ampliação e reestruturação com foco na retomada das atividades.
Em Macaé, a maioria está otimista com o retorno e muitos apostam em ampliações e mudanças de endereços para espaços que ofereçam mais conforto, segurança e comodidade aos clientes. É o caso do Kebab Store e do Mokaie Meat & Beer, que se mudaram da Vila Gourmet no Pecado e se instalaram em sedes maiores na Praia dos Cavaleiros. Outros estabelecimentos que também aproveitaram o período para fazer obras de atualização e ampliação foram o HKills Burger, Picanha do Zé e o Restaurante Durval Gastronomia.
De acordo com a presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Miriam Dias, o plano apresentado ao prefeito que deverá servir de base para um protocolo de comum acordo entre a prefeitura e os estabelecimentos. O plano também sugere a diminuição da capacidade de público no estabelecimento, de modo que seja possível uma separação mínima de um metro entre as cadeiras dos clientes e dois metros entre as mesas, bem como o distanciamento de um metro entre pessoas nas filas na entrada ou para o pagamento usando marcações no chão com essa distância.
– Vamos manter os dispensers e papeleiras dos lavatórios dos clientes abastecidos de sabonete líquido, papel toalha descartável e álcool em gel 70%. Os pratos, copos e talheres serão oferecidos ao cliente com proteção. Bandejas, pratos, talheres, guardanapos, copos protegidos e mantidos do lado interno do balcão, e devem ser entregues aos clientes por funcionários. No caso de condimentos (azeite, vinagre, etc.), estes não devem ser compartilhados com prioridade o uso de saches individuais, destaca Miriam Dias.
Sobre o uso de máscaras, o cliente deverá usar máscara própria ou uma descartável oferecida pelo estabelecimento assim que ele entrar no estabelecimento. Só será permitida a retirada apenas durante a refeição. A sugestão apresentada para horários de funcionamento são: Segunda a Sábado: das 11h30 às 15h30 e 18h30 às 22h30. Domingos e feriados: das 12h às 18h.
– A reabertura, por si só, não garante a imediata retomada do consumo. Esse processo dependerá do comportamento dos clientes, que hoje veem os fatores de segurança e higiene como os principais no momento de escolher onde se alimentar e até mesmo o que consumir. Estaremos fazendo a nossa parte para voltarmos com segurança, enfatizou a presidente.
Em alguns locais, os cardápios poderão ser consultados no seu próprio smartphone, via QR Code, ou então o garçom, com luvas descartáveis, entrega os cardápios plastificados, monta a mesa, até então “em branco”, com talheres, guardanapos de papel e taças.
Afinal, é seguro frequentar restaurantes novamente? Cabe aos que querem matar a saudade seguir e respeitar os protocolos, os funcionários e os demais clientes.
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