Empresa americana investirá em refinaria no Porto do Açu

Costureiras de Macaé garantem renda extra com confecção de máscaras
Empregos: Macaé campeã de novas vagas no Norte Fluminense
Acim e CDL preparam retomada do setor comercial de Macaé

A empresa americana Oil Group assinou recentemente um contrato com o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), para a construção de uma refinaria de pequeno porte. Serão investidos US$ 300 milhões e o início das operações está previsto para 2024. A capacidade de refino do empreendimento, em sua fase inicial, será de 20 mil barris diários, produzindo gasolina, óleo diesel e óleo combustível.

O projeto prevê a construção de outras três refinarias modulares, o que aumentaria a capacidade de refino do empreendimento para 50 mil barris diários. Presente no Brasil desde 2011, a Oil Group possui ativos onshore nas bacias do Recôncavo (BA) e de Sergipe-Alagoas. Desde 2016, a empresa vem realizando estudos de viabilidade econômicas para a implantação de refinarias modulares e mini-refinarias, com capacidade diária de 2 mil a 5 mil barris, em solo brasileiro.

“O Brasil é muito grande e a gente deve ver esse modelo de refinarias modulares e de mini-refinarias crescendo muito daqui pra frente”, disse o diretor de Downstream da empresa, Luís Otávio Massa, em entrevista ao jornal Valor Econômico.

A Oil Group também anunciou investimentos da ordem de R$ 1 bilhão na construção de outra refinaria modular, desta vez junto ao Porto Central, em Presidente Kennedy, na região sul do Espírito Santo. A empresa aposta suas fichas no mercado consumidor do Norte Fluminense: “A região é um nicho de mercado muito importante. Com a refinaria, o Norte Fluminense não teria dificuldade em receber nossos produtos. Estar perto da área portuária é importante para receber petróleo e escoar a produção de maneira apropriada”, disse o executivo.

Nenhum dos empreendimentos, no entanto, trabalhará com óleo produzido pela Oil Group. A empresa está em contato com cinco possíveis fornecedores do produto. A expectativa é trabalhar com um produto de API médio entre 23 graus e 30 graus e baixo teor de enxofre. A Oil Group é uma empresa integrada de petróleo e gás, envolvida na aquisição de dados, exploração, produção e refino. A Oil Group é uma empresa de capital fechado e controlada por investidores dos Estados Unidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário