Dr. Makhoul, médico e professor da Faculdade de Medicina de Campos, morre vítima da Covid-19

Prefeitura prossegue com testagem em massa
Alerj vota hoje suspensão do ano letivo na rede estadual
Nupem divulga classificação de bolsistas para laboratório de campanha

Morreu nesta quarta-feira (1º) em decorrência da Covid-19, o médico-neurologista e ex-professor da Faculdade Medicina de Campo, Makhoul Moussalem, de 75 anos. O médico foi duas vezes candidato à Prefeitura de Campos, em 2004 e 2012. Na eleição de 2014 disputou um mandato na Câmara Federal, mas, a exemplo das duas eleições anteriores, não conseguiu se eleger. Ele também foi professor do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, que também optou pela neurocirugia.

Internado em um hospital particular em Campos, ele teve complicações, pois era um paciente cardíaco. Makhoul também estava em tratamento de câncer e ficou com 70% do pulmão comprometido durante a internação.

Na política, Makhoul disputou todas as eleições pelo PT. Em 2014, no entanto, ficou desencantado com a legenda, porque atribuiu a sua derrota à repulsa da classe médica ao programa Mais Médicos, implantado no governo Dilma e responsável pelo recrutamento de profissionais cubanos para atuar no interior do Brasil. O programa enfrentou forte resistência entre os médicos brasileiros.

Atualmente o médico estava nomeado em cargo comissionado na Prefeitura de Campos. Makhoul Moussalem era casado com a médica Vera Marques e tinha filhos. Defensor do SUS e com mais de 50 anos de profissão na medicina, foi responsável pela implantação do primeiro pronto socorro de Campos, presidiu a Fundação Benedito Pereira Nunes, instituição mantenedora da FMC, além de atuar na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Alvaro Alvim, onde também foi diretor.

Em nota, o diretório do PT de Campos lamentou o falecimento do médico:

“O Partido dos Trabalhadores de Campos dos Goytacazes está de luto. Prestamos nossa solidariedade e mais sinceras condolências à família e amigos de Dr. Makhoul neste momento doloroso em que fomos atingidos por uma perda irreparável para nossa cidade, mas cientes que sua presença e comprometimento permanecerão intactos na história.”

A prefeitura de Macaé também divulgou uma nota de pesa pelo falecimento do neurocirugião.

“A Prefeitura de Macaé é com pesar que comunica o falecimento do médico, neurocirurgião e professor da Faculdade de Medicina de Campos, Makhoul Moussallem. Um dos pioneiros em neurocirurgia no Estado do Rio de Janeiro, formou uma legião de médicos hoje espalhados por todo o território nacional. Em Macaé muitos profissionais passaram pelas mãos do mestre. A Prefeitura de Macaé deseja paz e serenidade a todos os familiares e amigos. Que a luz de Dr. Makhoul Moussallem nos ilumine em dias sombrios.”

Fonte: Viu Online

Deixe seu comentário